Porque empresas devem investir em seguro de vida para seus funcionários?
Para atrair bons profissionais e mantê-los motivados, para reter esses funcionários, não é nada fácil.
Não basta somente reconhecer as habilidades e garantir um bom salário.
O importante é disponibilizar um pacote de benefícios, gerando valores aos colaboradores.
Os pacotes são os obrigatórios e os benefícios, vamos citar alguns:
-vale-alimentação e/ou refeição;
-vale-combustível ou transporte;
-planos de assistência médica e/ ou odontológica;
-orientação nutricional;
-programas de educação financeira;
-prática de esportes e exercícios;
-auxílio-despesas;
-vale-presente para premiar funcionários que atingem as metas.
-seguro de vida
Vale lembrar que, dependendo do seguimento e das características do trabalho, a empresa pode ter outros benefícios obrigatórios para oferecer. É o caso, por exemplo, do adicional noturno, para certos profissionais que atuam durante a noite. Assim, é importante verificar sempre as leis, as convenções sindicais e as atualizações nesses fatores.
Se bem pensado, o plano de benefícios pode ser muito rentável para a empresa, pois age diretamente na qualidade de vida dos profissionais e no clima organizacional. O resultado é que os colaboradores ficam mais felizes e produtivos.
Dentro desse pacote está o seguro de vida empresarial (também conhecido como seguro de vida coletivo ou seguro de vida em grupo), um dos mais importantes benefícios oferecidos pela área de Recursos Humanos. Isso porque combina proteções e assistências, tanto para a companhia quanto para os funcionários.
Trata-se de uma segurança para os funcionários ou colaboradores, proporcionando estabilidade para si e para seus familiares em situações inesperadas que podem causar afastamento do trabalho, como acidentes e invalidez. No meu ponto de vista é uma solução social, onde atende a todas as classes dentro da empresa.
O seguro de vida empresarial pode ser contratado por todos os tipos de empresa, incluindo prestadores de serviço.
Os custos podem ter a participação ou não do colaborador e a empresa poderá deduzir o valor do seguro no Imposto de Renda. Os benefícios podem ser estendidos a cônjuges e filhos.