Gestores, qual sua preocupação?

Gestores, qual sua preocupação?

À medida que o risco do negócio evolui, as pressões sobre os conselhos e diretores da empresa aumentam. Já se foi o tempo em que as principais preocupações dos conselheiros e diretores estavam relacionadas com a gestão da empresa e como alegações de deturpação. Não é necessário ir muito longe para encontrar riscos para empresas e seus conselhos de administração. 

Os advogados dos demandantes, entretanto, tornam-se mais engenhosos a cada dia; mesmo aquelas firmas que antes não eram temidas se transformando no processo em um negócio de fábrica. E empresas de pequeno a médio porte, que antes mal chamavam a atenção dos advogados dos reclamantes, agora estão em sua mira.

Com os riscos para conselheiros e diretores cada vez mais numerosos e complexos, o seguro é mais importante do que nunca. É vital consultar de perto seus consultores jurídicos e de seguros para garantir que as empresas que você atende tenham programas de seguro de D&O robustos que protejam os ativos corporativos e pessoais contra essas – e outras – soluções possíveis.

  • Maior governança corporativa significa mais importantes de D&O
  • O seguro D&O cobre reclamações de decisões gerenciais que têm consequências adversas
  • O seguro D&O é uma cobertura complexa que requer atenção ao que está e não é coberto
  • Os cenários de risco comuns incluem o não cumprimento das normas ou leis, relatórios de erros ou declarações falsas. Exclusões comuns incluem fraude, atos intencionais de não conformidade e danos materiais
  • Programas de seguro internacional para empresas com subsidiárias e empresas globais

 

As apólices de seguro D&O oferecem cobertura de responsabilidade para os administradores de empresas para proteger as reclamações que podem surgir das decisões e ações no âmbito de suas funções regulares. Como tal, o seguro D&O tornou-se uma parte regular da gestão de risco das empresas.

As empresas compram cobertura de D&O porque os gerentes podem cometer erros. A cobertura de D&O inclui proteção financeira para gerentes contra as consequências de “atos ilícitos” reais ou alegados. As apólices cobrem a responsabilidade pessoal dos administradores da empresa, mas também o reembolso da empresa segurada no caso de ter pago ou sinistro de terceiros em nome de seus administradores, um fim de protegê-los.

A cobertura é geralmente para diretores e atuais, futuros e anteriores de uma empresa e suas subsidiárias. O seguro D&O concede cobertura com base em sinistros. Isso significa que como necessidade são cobertas apenas se para feito enquanto a apólice estiver em vigor ou dentro de um período de relatório estendido contratualmente acordado, que pode se estender por mais 72 meses ou até mais em alguns países.

A cobertura não inclui atos fraudulentos, criminais ou intencionais em não compliance ou casos em que os diretores obtiveram remuneração ilegal ou agiram para lucro pessoal.

Portanto, o seguro D&O levanta muitas questões importantes que as empresas devem enfrentar: Quanto é o suficiente? O que e quem está coberto – e não coberto? Como as pequenas e médias empresas (PMEs) devem adquirir D&O? Qual é a aparência de um programa típico? Como o gerenciamento de riscos pode proteger os oficiais dos muitos perigos que enfrentam no ambiente de negócios atual?

Quem está coberto?

  • Diretores anteriores, presentes e futuros
  • Conselheiros não executivos
  • Funcionários em funções gerenciais ou de supervisão

O que está coberto?

  • Alegação de ato ilícito
  • Custos e despesas de um seguro, por exemplo, custos de defesa
  • Perdas financeiras onde o segurado é responsabilizado

Os gerentes enfrentam uma ameaça crescente de responsabilidades legais e regulatórias que podem resultar em investigações onerosas, processos criminais ou litígios civis, colocando os ativos da empresa e os seus próprios em risco.

 

 

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá. Como podemos ajudar você?